Após a Itália se consagrar campeã da Eurocopa 2020, saiba como surgiu o maior campeonato de futebol da Europa

Após a Itália se consagrar campeã da Eurocopa 2020, saiba como surgiu o maior campeonato de futebol da Europa

A UEFA já anunciou o local da próxima edição do maior evento de futebol do continente europeu

A pandemia do Coronavírus pode ter atrasado em um ano a realização da Eurocopa - também conhecida como Campeonato Europeu de Futebol ou Euro - mas não foi capaz de apagar o brilho da maior competição do esporte dos países europeus. Porém, antes de começar a analisar como aconteceu a edição de 2020, vamos viajar no tempo.

Em 1960, a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) deu origem ao evento que acontece, assim como a Copa do Mundo, a cada quatro anos. Originalmente o nome do campeonato era chamado de Taça das Nações Europeias, sendo somente conhecida como Euro a partir de 1968. No início, apenas quatro seleções participavam da Final e assim permaneceu até 1976.

Entretanto, a partir de 1980, o número de equipes duplicou para oito. Em seguida, em 1996, passaram a ser convocadas 16 seleções e 20 anos depois, em 2016, a UEFA determinou o número de equipes para 24, o que se mantem até hoje. Dessa forma, essas seleções são distribuídas em seis grupos com quatro cada uma, se enfrentando em três partidas iniciais.

Assim, as mais bem colocadas das chaves passam para as Oitavas de Finais junto com as quatro equipes que ficaram em terceiro lugar. Em seguida, conforme as equipes vão avançando no mata-mata, as melhores seleções se enfrentam na grande Final. Em caso de empate, os jogadores vão para a prorrogação e se isso não for o suficiente, a decisão será definida nos pênaltis.

O campeão do Campeonato Europeu de Futebol leva para casa o troféu. Além de tudo isso, também importante ressaltar que o torneio tinha costume de ser realizado somente em um país sede, que automaticamente garantia sua vaga na disputa. Mas, em 2000, a organização do Euro decidiu realizar a competição na Bélgica e Holanda.

Já a edição de 2004 aconteceu em Portugal e somente em 2008 foi quando o esquema de dois países voltou. Na ocasião, Áustria e Suíça foram as anfitriãs das partidas. O mesmo fato se repetiu na Eurocopa de 2012, que foi sediada pela Ucrânia e Polônia. Porém, a de 2016, aconteceu em uma única nação, a francesa.

Eurocopa 2020

Mascote Skillzy mostrando o troféu da Eurocopa 2020 (Foto: Foto: Divulgação / UEFA)

Por ser a comemoração dos 60 anos da criação da Eurocopa, a UEFA optou por multiplicar a quantidade de países-sedes para a disputa de 2020, sendo 12 territórios europeus escolhidos para receber as rodadas do tradicional evento europeu.

Os locais determinados para as disputas foram nas seguintes cidades: Copenhague (Dinamarca), Amsterdã (Holanda), Roma (Itália), Baku (Azerbaijão), São Petersburgo (Rússia), Bilbao (Espanha), Dublin (Irlanda), Munique (Alemanha), Budapeste (Hungria), Bucareste (Romênia), Londres (Inglaterra) e Glasgow (Escócia).

Sendo a rodada inicial planejada para acontecer em Roma, na Itália, e as semifinais e finais em Londres, na Inglaterra. Mesmo com o adiamento do Campeonato Europeu de Futebol para 2021 por conta da pandemia, os planos permaneceram os mesmos. O mundo pode assistir todos os momentos do evento, que ocorreu entre junho e julho deste ano.

A decisão, para ver quem levaria a taça de vencedor do Euro, ficou entre Itália e Inglaterra. Porém, os italianos saíram vitoriosos da partida decidida nos pênaltis (3x2) que concedeu o bicampeonato ao país. A primeira vez da Seleção Italiana ocupando o topo do pódio da competição foi em 1968.

Na época, a Itália teve a alegria de ganhar em casa já que era sede do campeonato. A conquista veio depois de derrotar a antiga Iugoslávia. E mais uma vez, os italianos tiveram que segurar o grito de vencedor até sair o resultado nos pênaltis, com o placar de 2x0.

Campeões

Seleção Alemã comemorando o tricampeonato da Eurocopa de 1996 (Foto: Christian Liewig / TempSport / Corbis via Getty Images)

Com o recente título, a Itália conseguiu se igualar à Seleção Francesa que, por sua vez, foi campeã das Eurocopas de 1984 e 2000. Os dois países ficam atrás somente da Espanha e Alemanha, que também estão empatadas, ambas tricampeãs.

A primeira vez que os espanhóis se consagraram como vencedores foi 1964, quando foi a sede dos jogos. O acontecimento voltou a se repetir em 2008 e 2012, curiosamente nos anos em que a UEFA realizou o Campeonato Europeu de Futebol em dois países sedes.

Já os alemães conquistaram os três títulos nos anos de 1972, 1980 e 1996, sendo dois primeiros deles representados apenas pela Alemanha Ocidental. Você confere a seguir todos os campeões da Eurocopa desde o seu surgimento:

1960 - União Soviética

1964 - Espanha

1968 - Itália

1972 - Alemanha Ocidental

1976 - Tchecoslováquia

1980 - Alemanha Ocidental

1984 - França

1988 - Holanda

1992 - Dinamarca

1996 - Alemanha

2000 - França

2004 - Grécia

2008 - Espanha

2012 - Espanha

2016 - Portugal

2020 - Itália

Seguindo o calendário de futebol, o próximo Campeonato Europeu de Futebol deverá acontecer em 2024. Dessa vez, o evento acontecerá apenas em um país que já foi definido pela organização, a Alemanha. Será que agora o povo alemão vai conseguir se tornar tetracampeão ou vai dar a chance para outra equipe? O Bets quer saber a sua opinião.