Conheça o gigante búlgaro Slavia Sofia.

Conheça o gigante búlgaro Slavia Sofia.

Tags:   Bulgária ,   First League ,   Slavia Sofia ,   Futebol

Conheça agora uma das equipes mais emblemáticas e mais bem sucedidas de toda a Bulgária. A trajetória do PFC Slavia Sofia começou no dia 10 de abril de 1913 quando o time foi fundado pela unificação de dois clubes, mal sabendo os envolvidos no projeto do gigante que nascia naquele momento.

Um dos primeiros elencos que o poderoso Slavia Sofia teve.                      (Foto:Pes Miti del Calcio)
Um dos primeiros elencos que o poderoso Slavia Sofia teve. (Foto:Pes Miti del Calcio)

Um dos clubes era o que representava o bairro “Desenvolvimento” e o outro era do “Botev”, resultando assim no vitorioso time que conhecemos hoje, e uma outra curiosidade é que o time antes de se chamar Slavia Sofia teve ao longo de sua trajetória alguns nomes como: Slavia 45, Stroitel, Udarnik e ZhSK-Sofia.

Hoje a Avalanche Branca vem de uma sequência equilibrada de jogos, somando ao longo de suas 5 últimas partidas uma marca de 3 empates, 1 vitória e apenas 1 derrota.

As partidas relatadas foram todas disputadas pela Liga Profissional Búlgara de Futebol A, que é conhecida também como apenas Campeonato Búlgaro.

E o Slavia Sofia hoje se encontra na quinta colocação da tabela com seus 29 pontos conquistados, estando consideravelmente distante do atual líder Ludogorets da cidade de Razgrad que conta com 42 pontos até o momento.

Escudo do Slavia Sofia.       (Foto: Escudo Futebol Clube)
Escudo do Slavia Sofia. (Foto: Escudo Futebol Clube)

E é claro que um time com uma história tão recheada como a do Slavia Sofia tem ao longo de sua trajetória várias conquistas, entre os canecos que os brancos já ganharam, podemos citar alguns como:

As 7 conquistas do Campeonato Búlgaro de futebol, referente aos anos de (1928, 1930, 1936, 1938-39, 1941, 1943 e 1995-96) sendo hoje a quarta equipe que mais ganhou o troféu.

Ficando atrás apenas de clubes como o CSKA Sofia, Levski Sofia e o Ludogorets, tendo participado da final da competição ainda por mais 10 vezes, as quais o valente time ficou apenas com o vice.

Podemos citar também as 7 conquistas da Copa da Bulgária referente aos anos de 1952, 1963, 1964, 1966, 1975, 1980, 1996, sendo também a quarta equipe que mais ganhou o troféu, ficando atrás dos mesmo clubes citados acima.

E por falar em história, conheça agora também os maiores nomes que já passaram pela história do time búlgaro. Entre os craques que já vestiram a pesada camiseta branca podemos citar alguns nomes como:

O ex-atacante Andrey Zhelyazkov que é nada mais e nada menos que o maior artilheiro da história do time, além de também ser o jogador que mais entrou em campo com a camiseta do Slavia Sofia em toda a história.

De quebra, o jogador ainda defendeu a Seleção Búlgara na Copa do Mundo de 1986, a qual a Argentina saiu como campeã.

O jogador que é lembrado até hoje com muito carinho pelos fãs encerrou sua carreira com a incrível marca de 338 jogos pelo time búlgaro e 134 gols, mostrando assim o quanto o jogador era decisivo e matador.

Um outro jogador que foi importante para o time foi o Bozhidar Grigorov que atuava como atacante também e também tinha um faro para gol de outro mundo, pois o mesmo também é um dos maiores artilheiros do time.

O goleador é lembrado até hoje pelos fãs e simpatizantes do clube por ter jogado unicamente pelo Slavia Sofia em sua carreira, além de ter defendido a camiseta branca, vermelha e verde da Seleção da Bulgária.

E por fim, mas não menos importante, vem o Krum Milev que jogou na sua época em times como o Lokomotiv Sofia, o Botev Vratsa, e é claro, pelo Slavia Sofia. Após o jogador se aposentar, o mesmo fez campanhas espetaculares como técnico.

Sendo reconhecido até hoje como um dos técnicos de maior prestígio em todo o país, pois quando Krum comandava o CSKA Sofia, o time conseguiu conquistar nada mais e nada menos que 11 Campeonatos Búlgaros, o que obviamente é um recorde e tanto, além de também ter treinado a Seleção Búlgara de futebol.

Atualmente a equipe preta e branca é composta por nomes como os dos goleiros Kiril Miroslavov,  Martin Mladenov e Dimitar Petrov.

Na zaga há nomes como: Aleksandar Boykov, Milan Darkov, Stefan Velkov, Nikolay Nikolov, Georgi Babunski, Ivaylo Inanov, Bozhidar Ivaylov e Aboud Omar.

Já no meio de campo, há nomes como: Tomislav Tomislavov, Emil Radoslavov, Mladen Nestorov, Miodrag Miodragov, Emil Emilov, Bozhidar Georgiev, Yanis Karabelyov, Georg lliev, Vladimir Semerdzhiev e o do Ivan Manchev.

E por fim, no ataque o time é formado pelos jogadores Serder Serderov, Ivaylo Dimitrov, Evgeni Tyikalov, Kaloyan Krastev, Valeri Domovchiyski, Georgi Yomov, Nikolay Dimitrove e Radoslav Vasilev.

Hoje o valente time tem como casa o Estádio Slavia Stadium que foi construído em 1932 e conta hoje com a capacidade para suportar até quase 20.000 torcedores fanáticos. O importante estádio fica localizado na capital Sófia, Bulgária.

Estádio do Slavia Sofia.     (Foto: Soccer Way)
‌ ‌Estádio do Slavia Sofia. (Foto: Soccer Way)

E por falar em torcedor, uma das características do time búlgaro é que além do time ser muito bem qualificado, os jogadores sempre contam com a ajuda externa de seus fiéis torcedores, que são sempre lembrados por sua capacidade de transformar qualquer mero estádio em um verdadeiro caldeirão incandescente com toda a sua paixão incondicional pelo time do coração.

Torcida do Slavia Sofia em dia de jogo.                                                  (Foto: Wikipédia)
Torcida do Slavia Sofia em dia de jogo. (Foto: Wikipédia)

Será que nas próximas edições do Campeonato Búlgaro veremos a comum notícia de que o Slavia Sofia conquistou o troféu, cravando mais ainda seu nome na história do futebol nacional?

E quando esse feito tornar-se realidade, será que A Avalanche Branca vai conseguir disputar de igual para igual na tão sonhada Liga dos Campeões da UEFA, que conta com times como o poderoso Real Madrid, o temido Barcelona e o gigante Bayern de Munique?

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol da Bulgária e do mundo com a Bets!!
Deixem suas opiniões sobre o futuro do valente time da capital búlgara Sófia.