Slovan Bratislava, o clube mais famoso da Eslováquia.

Slovan Bratislava, o clube mais famoso da Eslováquia.

Fique por dentro agora mesmo sobre a história do clube mais rico e mais famoso de todo território eslovaco. A trajetória do grande Športový Klub Slovan Bratislava que é mais conhecido como Slovan Bratislava começou no dia 3 de maio de 1919 na cidade de Bratislava, capital e principal cidade da Eslováquia.

Quando o time foi criado no Café Pannonia, ele carregava consigo o nome de 1. ČsŠK Bratislava (Primeiro Clube Desportivo de Bratislava), e da criação do clube para as primeiras conquistas foi um estalar de dedos, pois poucos anos após a formulação do time, o mesmo já conquistou o Campeonato Eslovaco.

Um dos primeiros elencos que o time eslovaco teve em sua história.                           (Foto: ZeroZero)
Um dos primeiros elencos que o time eslovaco teve em sua história. (Foto: ZeroZero)

E uma outra curiosidade, é que após a fundação do time, o clube passou por várias e várias mudanças de nome, chegando a incrível marca de 6 alterações de nome e de escudo durante a sua trajetória.

As grandes quantidades de mudanças de nome do time ocorreram por conta do famoso “Divórcio de Veludo”, como ficou conhecida a pacífica separação da famosa Tchecoslováquia, que após o ocorrido deu origem a dois países distintos, a Eslováquia e a República Tcheca.

Escudo do Bratislava após várias alterações.                       (Foto: Futbox)
Escudo do Bratislava após várias alterações. (Foto: Futbox)

Hoje os Králi Bratislavy (Reis de Bratislava) disputam o Campeonato Eslovaco e a Liga Conferência Europa da UEFA.

Pelo Campeonato Eslovaco que é conhecido por Liga Fortuna também, o Slovan Bratislava hoje se consagra como o líder da competição com seus 46 pontos, sem ter uma derrota sequer em suas últimas 5 partidas, mostrando o quanto a campanha do time vem sendo proveitosa. E pela Liga Conferência da UEFA o clube vem fazendo uma campanha mediana.

Além da equipe ser a mais rica e mais famosa de todo o país, o gigante azul ainda é o melhor time de toda Eslováquia, tendo em seu acervo de títulos vários canecos de várias competições, podemos citar algumas como:

As 8 conquistas do Campeonato Tchecoslovaco na época em que ele ainda existia, nos anos de 91/92 ,  74/75 ,  73/74 ,  69/70 ,  54/55 ,  50/51 ,  49/50 ,  48/49. Podemos citar também as 4 conquistas da Supercopa Eslovaca nos anos de 1994, 1996, 2009 e 2014.

Entre os canecos podemos citar também as 6 conquistas da Copa da Tchecoslováquia, e claro que não podemos deixar de falar das várias conquistas do Campeonato Eslovaco, pois hoje o Slovan Bratislava é o maior ganhador da competição, mostrando assim a sua supremacia e hegemonia no futebol nacional.

Jogador do Slovan Bratislava comemorando um dos primeiros títulos do time.
Jogador do Slovan Bratislava comemorando um dos primeiros títulos do time.

E é claro que para um time ter chegado no patamar do Slovan Bratislava, ao longo de sua larga trajetória vários craques do futebol mundial passaram pela equipe eslovaca, entre os nomes de peso que já vestiram a camisa do time podemos citar alguns como:

O ex-atacante Peter Dubovský que foi um melhores jogadores, se não o melhor jogador de toda a Eslováquia que é lembrado até hoje pelos torcedores e simpatizantes do clube por sua passagem notória no time.

O atleta tinha uma performance tão boa que durante suas partidas chamou atenção de times como o temido Real Madrid, que é considerado por muitos o melhor time de todos os tempos, indo jogar no clube merengue no ano de 1993.

Peter infelizmente faleceu em 2000 quando foi realizar um salto de uma cachoeira em Ko Samui na Tailândia, sofrendo assim ferimentos graves e vindo a falecer após o ocorrido.

Peter Dubovský na época em que atuava pelo Slovan Bratislava.                                          (Foto: Slovan Positive)
Peter Dubovský na época em que atuava pelo Slovan Bratislava. (Foto: Slovan Positive)

Outro jogador famoso que passou pela equipe eslovaca foi o húgaro László Kubala que antes de brilhar com a camisa do Barcelona jogou pelo Slovan de 1946 até 1948.

O craque é lembrado até hoje pelo fato de ter sido considerado um dos melhores jogadores do Século XX, e entre suas características de jogo haviam alguns atributos como uma ótima proteção de bola, dribles inteligentes e passes cirúrgicos.E uma das mágoas do ex-atacante é nunca ter jogado uma Copa do Mundo por falta de oportunidade.

Hoje o principal rival do gigante eslovaco é o FC Spartak Trnava de Trnava, e juntas as duas equipes disputam o “simplesmente” o maior clássico de todo o país que é chamado de Derby Tradičné (Derby Tradicional), pelo fato dos dois times serem os mais populares e os mais bem sucedidos da Eslováquia.

Os eternos inimigos se enfrentam desde março de 1926, mostrando assim o quão antiga e acirrada é a richa entre os rivais, e claro  que o maior vencedor dos embates é o gigante azul e vermelho da capital Bratislava, além também do Slovan ter conquistado muito mais títulos do que seu rival durante a história, firmando assim a sua superioridade em território europeu.

E hoje o clube eslovaco está com sua nova casa sendo construída, o nome do futuro palco de shows futebolísticos será Estádio Slovan Bratislava e ele ficará obviamente em Bratislava.

O estádio ficará no local do antigo estádio da cidade que foi demolido em 2013, e tudo indica que ele será o maior estádio de todo o país, com uma tecnologia e design de ponta, pois segundo os envolvidos no projeto o estádio será de Categoria 4 do Padrão FIFA.

O que significa que lá poderão ocorrer jogos de grandes magnitudes como partidas da tão almejada  Champions League por exemplo, ou até mesmo outras competições importantes.

Imagem do estádio sendo construído por dentro.                                         (Foto: Mc Bauchemie)
Imagem do estádio sendo construído por dentro. (Foto: Mc Bauchemie)

O que será que o futuro guarda para o valente time eslovaco?

Será que nas próximas edições dos campeonatos da Eslováquia veremos a comum notícia de que o Slovan Bratislava foi campeão de novo e de novo? Cravando mais ainda seu nome na história do futebol europeu e eslovaco.

Será que ainda é cedo para o treinador e os jogadores do time pensarem em competições de maiores magnitudes como no caso de uma Champions League ou um Mundial de Clubes? Ou será que o valente elenco do Slovan já tem “peito” para bater de frente com gigantes como Real Madrid, Barcelona, Bayern?

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol eslovaco e mundial com a Bets!!
Deixem suas opniões.