Maccabi Haifa vence sua 13a Israel Champions League

Maccabi Haifa vence sua 13a Israel Champions League

Fundado em 1913, clube seis Israeli Cups e cinco League Cups de Israel

O Maccabi Haifa Futebol Clube é o campeão da Israel Champions League, o Campeonato Israelense de Futebol, de 2021. O time, destaca-se, já venceu a competição em 13 ocasiões.

Em 2020, ficou em segundo lugar, atrás do Maccabi Tel Aviv, o maior vencedor do torneio, com 24 troféus.

Dirigido por Barak Bachar, a equipe tem no elenco: os goleiros Josh Cohen, Itamar Israeli, Roy Fux e Roy Mashpati; os zagueiros Ryan Strain, Sean Goldberg, Bogdan Planic, Sun Menachem, Ofri Arad, Taleb Tawatha, Ori Dahan, Raz Meir, Roey Elimelech, Adar Azruel e Rami Gershon; os meio-campo  Ali Muhamed, Neta Lavi, Omer Atzili, Dolev Haziza, Tjaronn Chery, Jose Rodriguez, Mohammed Abu Fani, Yuval Ashkenazi, Mahmoud Jaber, Maor Levy e Anan Halayli; e os atacantes Ben Sahar, Godsway Donyoh e Dean David.

O Maccabi Haifa hoje é presidido por Jacob Shachar. Tem como vice, Uzi Mor; além de Zvi Waizner e Udi Shochatovitch (diretores). Desde 2014, o clube tem como estádio Sammy Ofer, em Haifa.

(Foto: Site oficial do Maccabi Haifa FC)

História do Maccabi Haifa FC

A fundação do Maccabi Haifa – Haifa também o nome da cidade do clube – ocorreu em 1913, mas o time precisou encerrar suas atividades na véspera da Primeira Guerra Mundial. O retorno aconteceu em 1919, quando os jogos ainda eram disputados contra equipes inglesas e árabes, bem como clubes judeus locais.

Na década de 1920, a equipe chegou a ter dois times (Hapoel e Maccabi), que mais tarde se separaram e entraram em diversos conflitos. Contudo, um dos momentos de destaque do período foi uma viagem aos Estados Unidos, 1927, a convite de um promotor do norte-americano.

O motivo? Rivalidade entre promotores. Um deles convidou um time judaico, então surgiu a ideia de levar o Maccabi Haifa para a disputa.

A viagem durou de maio a agosto daquele ano. Um dos jogos – contra o All-Star – terminou em vitória para a equipe de Israel por 5 a 4, e teve o prestígio de 27 mil torcedores, segundo reportagens da época.

Durante os anos seguintes, o clube correu em busca de títulos. Mas na década de 1930 poucos registros do clube, ainda pequeno, ocorreram. Os anos 1940, por sua vez, chegaram com reforços, com jogadores famosos de Viena: Avraham Breitfeld, da seleção austríaca; além de Otto Schleffenberg e Hohenberger, também da mesma equipe.

Inclusive, foi em meados dos anos 1940 que a equipe conseguiu terminar no topo da segunda divisão e avançar para a primeira do torneio regional. O primeiro título expressivo, contudo, ocorreu em 1962.

(Foto: Site oficial do Maccabi Haifa FC)

O primeiro grande troféu

Foi em 1962 que o Maccabi Haifa venceu a Israeli Cup (Israel State Cup), feito que se repetiria em 1991, 1993, 1995, 1998 e 2016. A equipe derrotou o Maccabi Tel Aviv por 5 a 2 na final da copa estadual.

A partida teve a final em duas fases. Na primeira, o jogo terminou empatado em 0 a 0. No encontro de volta, no Estádio Universitário de Jerusalém, em 34 minutos o Maccabi Haifa já tinha aberto a larga vantagem de 5 a 0 e matado a partida.

Até o fim do jogo, o Maccabi Tel Aviv faria dois gols, mas não impediria o clube de Haifa de levantar o seu primeiro troféu. Em 1963, apesar do bom desempenho, e de chegar a final, perdeu o jogo para o Hapoel Haifa por 1 a 0.

Anos seguintes

Os anos 1970 não foram bons para a equipe. Além de dois rebaixamentos, encarou dispensas, demissões e renúncias de treinadores. Já nos anos 1980, o Maccabi regressou à liga principal e, em 1984, conseguiu seu primeiro Israel Champions League – são 13, ao todo, como já mencionado.

A equipe que fez história foi: Avi Ran, Tzadok Avrahami, Baruch Maman, Moshe Selector, Eitan Aharoni, Avraham Aboukaret, Tzadok Malka, Eli Cohen, Roni Rosenthal, Yaron Perslani, Zion Merili, Zahi Armeli, Rafi Osmo, Shalom Levy, Yossi Kramer, Reuven Heled, Yehezkel Shiri, Ofer Raveh, Hillel Kaplan e Gabi Amsalem.

O grande feito se repetiu no ano seguinte (1985) e mais 11 vezes: 1989, 1991, 1994, 2001, 2002, 2004, 2005, 2006, 2009, 2011 e 2021. O Maccabi Haifa também é cinco vezes vencedor da League Cup de Israel: 1994, 2003, 2006, 2008 e 2021.

Assim, verifica-se que os anos 1990 foram bons para o clube de Israel. Ele levou dois campeonatos importantes, além de quatro taças estaduais e chegou às quartas de final da European Cup Winners' Cup.

Já no novo milênio, o clube levou dois campeonatos consecutivos (o Israel Champions League em 2001 e 2002). Vale ressaltar, ainda, que o clube conseguiu um feito inédito naquela década: pela primeira vez na história do futebol israelense, se classificou para a Liga dos Campeões com times como Manchester United, Bayer Leverkusen (Alemanha) e Olympiacos (Grécia).

No torneio da temporada 2002/03, conseguiu vencer e empatar com os gregos (3 a 0 e 0 a 0); e perder para os alemães em duas oportunidades (2 a 0 e 2 a 1). Já contra os ingleses, a equipe teve uma derrota por 5 a 2, mas também uma vitória por 3 a 0, com gols de Yaniv Katan e Raymonds Jutautas.

Este também foi um momento de problemas de segurança no país, o que comprometeu o trabalho da equipe. A situação gerou, ainda, impactos financeiros, o que obrigou à vendas de jogadores, o que enfraqueceu a equipe.

(Foto: Site oficial do Maccabi Haifa FC)

Década seguinte

No centenário do clube, na temporada 2013/14, o Maccabi Haifa começou bem, com vitórias expressivas sobre o clube do Azerbaijão, Kiryat Eliezer (2 a 0 e 8 a 0), na Liga Europa. Eles derrotaram, ainda, o Astra, de Roma, por 2 a 0 e, na segunda rodada, arrancaram um empate em 1 a 1, que garantiu a classificação para fase inicial do torneio.

Apesar do otimismo, o clube terminou a temporada em quinto lugar. Mesmo no torneio estadual, não houve sucesso. A recompensa veio cerca de dois anos depois.

Em 2016, a Israeli Cup teve um doce sabor para o clube, que levou a melhor por 1 a 0 sobre o Maccabi Tel Aviv, com gol do polonês Ludovic Obraniak. Desde 1998 o clube não levantava essa taça.

E em 2021, dobradinha de troféus: Israel Champions League e League Cup de Israel.